LUTA DOS UNIVERSITÁRIOS DE CAMAMU PARA CONSEGUIREM MANTER O TRANSPORTE.

O Município de Camamu conta hoje com um número considerável de universitários. São mais de sessenta, distribuídos nas diversas instituições na cidade de Valença, mas que apesar do número significativo vem enfrentando muitos obstáculos para conseguirem levar adiante seus estudos.
Sabe-se que a Constituição Federal não faz nenhuma menção quanto à disponibilização de transporte gratuito para os estudantes deste nível de ensino. Foi tomando como base tal pressuposto e também a alegação da falta de recursos, que a Administração da Prefeita na pessoa da Secretária de Administração em reuniões realizadas dias 11 e 18 de Fevereiro deste ano perante uma comissão composta por estudantes deixou claro que a prefeitura não podia garantir de forma efetiva a gratuidade do transporte para o deslocamento até a cidade de Valença (vale ressaltar que este é um direito adquirido desde a gestão anterior), afirmando, inclusive, que a obrigação do Município é com o ensino fundamental. Ainda aqui, embora a Constituição não faça nenhuma menção a isso, não existe nenhuma restrição, ou seja, o Município não está impedido de atuar nas demais etapas da educação escolar (educação superior). Logo, o Município mediante a Lei Orgânica tem autonomia para realizá-la.
Ainda aqui, vale mencionar que nestas reuniões, a Administração da prefeita deixou evidente que só podia realizar apenas uma ajuda parcial, e que esta só seria disponibilizada apenas no ônibus denominado CRISTUR. No entanto, este mesmo veículo apresentou e apresenta graves problemas mecânicos que deixou os estudantes durante os anos de 2009 e 2010 diversas vezes na estrada e em outras situações de perigos eminentes como falta de freio, pneu estourado na estrada, o assoalho do carro com diversos buracos, dentre outros. O problema se agravou ainda mais quando este veículo deixou de funcionar no final de Novembro de 2010, deixando os estudantes sem nenhuma satisfação, caracterizando assim uma tremenda falta de respeito, pois são os próprios estudantes que devem, mesmo com a maioria sem condições financeiras, arcar com as despesas com a utilização de outro transporte. Tal situação permanece até hoje. Assim, ficou acertada desta reunião entre a secretária de administração e a comissão presente que seria marcada posteriormente uma reunião com a gestora do município para que se fizessem os devidos ajustes. Já que também a comissão que se encontrava presente alegou que se fossemos para pagar o ônibus que este apresentasse segurança para os estudantes, sendo desta forma o CRISTUR descartado já que foi realizada somente uma pintura e nada mais. Estamos esperando essa reunião até hoje. Sendo que o município de Camamu é o único da região que passa por esses problemas absurdos.
Nunca é demais lembrar que a luta dos universitários para conseguir tal intento sempre foi marcante, mesmo com alguns percalços, onde as diferenças políticas entre os universitários sempre foram uma pedra nesse caminho, dificultando e, muito a organização dos mesmos. Dito isso, a nossa luta não tem cunho partidário, e sim a finalidade de assegurar nosso direito por um transporte de qualidade que não ofereça danos á saúde e a vida dos estudantes, pois sabemos que não é fácil enfrentar a estrada todos os dias na busca de um sonho.
Na última sessão da Câmara de Vereadores os estudantes marcaram presença propondo ao corpo legislativo um plano de alteração na Lei Orgânica Municipal incluindo uma proposta de emenda obrigando ao município a assegurar ou custear transporte gratuito aos estudantes regularmente matriculados em instituições de nível superior localizadas nas cidades próximas ao município, e também aproveitaram a oportunidade para pedir ajuda financeira à Câmara nos eventos que serão realizados.
Assim, estamos na luta! Agradecemos a oportunidade de esclarecer à comunidade camamuense a real situação que nos encontramos e esperamos que a proposta de emenda seja aprovada.

Por Eulla Magalhães.

22 comentários:

  1. Não esquecendo também dos Alunos dos Cursos Pré - Vestibulares de Inglês e curso Técnico em Enfermagem...
    Todos essas pessoas tenho certeza que não vão para o Município de Valença brincar. Mais sim buscar conhecimento para futuramente formarem-se profissionais capacitados e agregar tais conhecimentos a esse Município.

    ResponderExcluir
  2. Algumas verdades precisam ser ditas:

    Existem municípios na região que oferecem transporte para universitários de qualidade muito superior ao oferecido em Camamu. Porém existem muitos outros de qualidade inferior.
    É muito justa a reivindicação dos estudantes porém podemos ver que no atual governo não existe nenhuma discriminação quanto à posição política do estudante, ao contrário do anterior quando alguns estudantes só conseguiam viajar com liminares da justiça.
    Infelizmente algumas pessoas tentam transformar uma reivindicação justa num fato político só para beneficiar grupos políticos que governaram por anos e nada fizeram pelos estudantes nem pela educação.
    Por fim, todos tem que saber que a jovem Eula Magalhães é filha da candidata a vereadora de um desses grupos políticos.

    ResponderExcluir
  3. Não é verdade o que o senhor está afirmando quanto à discriminação à posição politica, Pois, o líder do governo da Câmara municipal (vereador Enock), afirmando conhecer bem a gestora, sugeriu justamente um acordo politico, por estar às vésperas do período eleitoral.
    Em momento algum Eulla Magalhães ou qualquer outro estudante citou que governo "X" era melhor ou pior que governo "Y". O que os estudantes estão fazendo, é apenas uma reivindicação por um direito adquirido, que foi cedida por pessoas que por menos que fossem preocupados com a educação, foram bem mais comprometidas que o atual governo. O fato da estudante Eulla, ser filha de uma candidata a vereadora de um grupo político da oposição, ou os demais estudantes não estarem satisfeitos com o atual governo, não lhes tira o direito ao transporte, pois, o dinheiro o qual se está sendo administrado pelo grupo atual é PÚBLICO, ou seja, "É NOSSO"!

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus nao moro mais em camamu. é lamentável a situação que se encontra a cidade.
    uma coisa que sempre teve e tem em todas as cidades é transporte para que as pessoas da cidade possam estudar, Educação é um direito de todos é o que a constituição rege infelizmente em camamu a prefeita prefere que as pessoas continue com menor nível de cultura possível assim continuaram votando nela na próxima eleição.

    ResponderExcluir
  5. Vamos Acabar com isso meu povo 2012 vem ai mudanças....meu povo

    ResponderExcluir
  6. ^Boa tarde galera ta rolando boatos por ai que o musico Leny Rangel vai ser candidato a vereador sera que a juventude camamuense apoiaria esse jovem.ele sempre demonstrou interesse pelo bem esta dos jovens camamuenses com a cultura em geral sera que ele merece um espaço na câmara de camamu afinal de contas essa câmara merece uma reciclada..comentem sobre essa pergunta.

    ResponderExcluir
  7. Quem quiser comentar sobre a possível candidatura de Leny Rangel, pode ficar a vontade, porque, esse é um espaço democrático, no entanto, quero deixar claro que a intenção do blog não é fazer campanha partidária e sim disseminar o pensamento político principalmente entre os jovens.
    O ideal aqui, seria discutir políticas publicas para a juventude e não quem pode ou quem não pode fazer.

    ResponderExcluir
  8. A prefeita Iona deve ter esquecido que é filha de Camamu.me recordo muito bem o que ela falava em sua campanha,que ia apoiar os estudantes dessa cidade,e hoje nada disso está acontecendo,ela virou as costas pra nós universitarios.isso é uma vergonha ...

    ResponderExcluir
  9. È justo o direito ao transporte, sim para os universitários!!!Quem sabe assim no futuro a população escolherá uma governante melhor p a cidade, pq a ATUAL, como a maioria dos políticos...só fez promessas.
    Mas existem muitas coisas que devem ser mudadas e melhoradas em Camamu, falta um bom atendimento a saúde( no hospital quem chega as 7:30 só é atendido as 10:40), uma rodoviária para a cidade(n tão longe da avenida beira mar e da cidade alta - como a última que fizeram, r foi destruída),mais agencias bancárias,a própria estrutura portuaria da cidade, passou por uma reforma recente, mais de nada melhorou (deveria ter sido feita uma terceira ponte, só foi reformada uma ponte. a outra é vergonhosa transitar), com o aglomerado de barcos, onde visitantes(turistas), ou nativos, moradores...tem que fazer manobras para chegar as embarcações.
    È uma falta de organização total!!!!!

    ResponderExcluir
  10. como mencionado anteriormente, não é dever da gestão municipal conceder gratuidade no transporte para alunos do nível superior. porém creio que o orçamento da cidade não retroagiu, o que nos leva a entender que não há motivos para cancelamento deste serviço, uma vez que este era disponbilizado na gestão anterior.
    foi relatado aqui também que tudo isso que está acontecendo é fruto de uma manobra política, porém creio que não o seja (não me levam a mal ao lerem isso), mas entendam que quando o digo é por que percebo que uma coisa que "nossa" prefeita menos sabe fazer é política, e se acha que sabe, o tiro sa sempre pela colatra, fruto de manobras desastrozas...
    mas bem é sabido que há diferenças e diferencições dentro do próprio grupo que reinvidica pelo trnsporte para valença, então, penso que deveria-se solucionar tais problemas internos primeiramente, e aposteriore resolver os problemas externos, pois não há como essa "pseudoassociação" conquistar vitórias sem uma base sólida.
    por fim, entendo que como o município não é capaz de dar as condições necessárias para que seus flhos aqui permneçam, este deve dar as condições para que os que querem algo possam seguir caminhando. então, transporte e/ou outra espécie de auílio já!

    atenciosamente L

    ResponderExcluir
  11. Totalmente ridícula essa alegação de falta de recursos, é uma vergonha para o governo atual esse tipo de ação, onde eles tratam a população com total descaso.
    Comparar o governo atual com governos anteriores é totalmente viavel, pelo fato que se forma um senso crítico do que está sendo feito ou não, do que está melhorando (se melhorou) ou do que está piorando.
    A idéia do blog é totalmente essa disseminar o conceito de políticas públicas para que no futuro não cometamos erros com o que foi aprendido no passado.

    ResponderExcluir
  12. A educação em Camamu é uma palhaçada sim, como é tb o governo da cidade, essa cidade parece um circo, claro que temos exeções.

    O transporte público só é preciso em Camamu, pois a cidade não tem nenhum curso profissionalizante, que inclusive foi prometido na campanha do atual governo. Como a prefeitura ainda não cumpriu sua parte nos cursos profissionalizantes na cidade, ela tem por obrigação que ceder o transporte seguro e confortável para que os alunos possam se deslocar para outras cidades atrás de cresimento. E verba com certeza tem, pois Camamu só tem renda inferior a cidade de Valença na região.

    E com relação a novos canditados, uma exelente opção seria o Professor Quiévilin, mas primeiro precisariamos saber se ele está disposto...rsrsrs!!!

    Abraço galera! Saudades dessa cidade linda, cheia de recursos, cheia de fontes de renda, que infelizmente não estão sendo bem aproveitadas.

    Leandro Angeli Pereira - 28/03/2011.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você Leandroo...estamos vivendo num circo e sendo feitos de palhaços,e ainda tem quem defenda essa gestao ridicula...Queremos um Onibus de boa qualidade e não aquela porcaria do Cristur que eles querem nos da,so pq é do cunhado da prefeitaa...uma vergonhaaaaa.

    ResponderExcluir
  14. É! me recordo que alguns diziam no ônibus que faz o transporte dos universitários, "quando Ioná entrar vai melhorar, ela vai colocar um ônibus decente" oh pai ó! uhahauha o "buzú" descente. Quem mandou eleger gente incompetente.
    Agora só nós resta que em 2012 "renasça a esperança" para nossa querida Camamu e nossos pobres universitários.

    Um abraço!

    Melanctor Freire

    ResponderExcluir
  15. Concordo Plenamente. uma palhaçada isso camamu virou um verdadeiro circo vamos desarmar isso logo.em questão da candidatura do musico Leny Rangel apoio com certeza vamos por na câmara jovens como ele e outros pra ver no qui vai dar se nao prestar descemos a bomba também

    ResponderExcluir
  16. Com certeza a meta do Blog nao e fazer política mais com essa corja que esta ai tem que fazer mudança chega de vereadores corruptos vamos mudar.eu apoio sim a candidatura de Leny Rangel se for verdade e ele sair candidato a juventude tem que apoiar esse cara.....

    ResponderExcluir
  17. Concordo com vc Anônimo,rsrsrs!!

    Mas eu apoiaria o Professor Quievilin, caso ele se candidate mesmo, pois ja conheço e sei que tem muita capacidade e competencia para entrar na câmara, e o melhor de td ele é íntegro.

    Abraço galera!!!!

    Leandro

    ResponderExcluir
  18. Também um bom nome Professor Quievillin. também como Leny Rangel um cara que tem serviços prestados na nossa comunidade ta a par de tudo do que acontesse na nossa cidade humilde simples. sempre trabalha voluntariamente na nossa comunidade tem um trabalho maravilhoso cultural junto com o Colégio Benicio Dias também como Professor de Musica. junto com Enderson Cruz (Dinho) mais nao importa quem seja a gente tamos suspeitos a ta falando de quem vai ser candidato ou nao vamos esperar pra ver se todo esse boato e verdade a gente nao ouviu da boca deles se vao ser candidato ou nao isso sao so boatos que nossa cidade tem que ter mudança isso tem que ter...valeu

    ResponderExcluir
  19. E isso ai tem que tirar essa Corja dai.... mudança cade o ônibus Prefeita a gente nao vai se calar apoio sim a candidatura desse cara ele merece bola pra frente tamos ai Rangel Junto e misturado..

    ResponderExcluir
  20. É bom saber que já se há leis, que nós estamos numa republica...

    Reinado... Coronelismo... Ditadura... São coisas passadas.

    Até quando reivindicar direitos será considerado escândalo, deboche ou ato para ser perseguido.

    Fico triste em andar em Camamu e as pessoas se deixar submeter à ridícula opressão de uma mera gestão.

    A Prefeitura é mera ADMINISTRADORA dos nossos recursos... “Mas que recurso?? Se não sai nada do meu bolso?”... “Eu não pago IPTU!!!”...

    Medíocre o homem que quer morre na burrice.

    Sabe o feijão, o arroz, o prato, o gás, o sabão, e por ai vai... Cerca de 2% deste valor é imposto, que vem para o nosso município. Para nossas necessidades.

    Mas o povo camamuense parece que não tem necessidade, porque não sabe reivindicar.

    Povo basta construir um projeto de Lei, junto a um vereador eleito, e um baixo assinado com um numero significativo de eleitor, para o transporte universitário (que já é direito do POVO) ser Lei Municipal.

    Mas qual vereador irá se expor? ... E quem irá assinar tal lista?

    É verdade, quem não conhece a história, é bem capaz de repeti-la.

    Seja bem vinda Coronel, Ditadora e Rainha.

    ResponderExcluir
  21. Amigos,
    Primeiro quero agradecer a Deyverson Borges pelos links das postagens do Pagina7.com aqui no Politicando.
    Quanto ao assunto em questão, transporte para Alunos Universitários. Primeiro ponto a analisar é o transporte da gestão passada era legal juridicamente?
    Pois pelos comentários desta página alunos para usar o ônibus precisava de autorização judicial.
    Pensem assim não desmerecendo os outros estudantes. Mas, vocês são estudantes de nível, podem e devem promover uma mudança no comportamento político do município. Mas, para isso devem pesquisar a Lei Orgânica, e também pesquisar Leis de outros municípios que beneficiaram alunos universitários. A partir dai desenvolver projeto similar e apresentar ao Gestor e ou a Câmara para que no futuro vocês possam ser destaques como estudantes que criaram uma lei que beneficia o estudante universitário. Assim será legal e nenhum político poderá proibir ou limitar acesso ao transporte do estudante universitário. Discutir a favor, ou desejar ter benefício ilegal é promover a corrupção. Se vocês querem um Camamu justo e legais sem corrupção participem comigo desta luta por benefícios legais para todos.
    Estou pesquisando a legalidade de benefício que tem como contra partida prestar serviços sociais a comunidade, assim vocês se beneficiariam com o transporte e a comunidade carente de Camamu teria o serviço social prestado por vocês e, de certa forma capacitação prática de sua formação.
    Adelmo@pagina7.com

    ResponderExcluir
  22. antes de mais nada quero parabenizar aos fundadores deste blog pois a voz jovem de Camamu precisava de espaço, jah q no proprio municipio n temos este direito!!!!! A respeito do transporte para os universitários, a sitiação de Camamu é uma vergonha. Sou universitaria e estudo em ilhéus e a demanda de estudantes de Camamu pra Itabuna e Ilheus vem crescendo muito e demorou muito para q conseguissemos um transporte para nós. Mas como sempre a Prefeita com a desculpa que n pode arcar com 100% das despesas, nós tb temos q pagar uma pequena taxa. MAs por irresponsabilidade da Prefeitura, quase perdemos o transporte por falta de um documento importante que teria q ser emitido pela prefeitura e que a mesma estava enrolando não soh o motorista da Topik (ainda bem que viajamos num transporte conservado e com a manutenção em dia, diferente dos alunos de Valença que estão sujeitos a perder o transporte por irresponsabilidade e falta de vergonha na cara de alguns 'importantes" da cidade) como os alunos estavam sujeitos a não poder ir viajar, já que a Policia rodoviaria federal parou a topik e multou o motorista.
    Meu Deus olhe pela população de Camamu, a todos de um modo geral, porque ainda não apareceu um que realmente se preocupe com nosso bem estar, somente com o bem estar de seu bolso e da sua familia.

    ResponderExcluir