Há vinte e três anos, temos uma tradicional festa na semana santa em Camamu, chamada “Festa do Beco”. Uma festa popular em que um grupo de moradores se reúne para comemorar o aniversário do “Banco dos aposentados”, onde se faz uma reforma com obras de artistas da cidade, que homenageia nomes e momentos que marcam o município. Na eventualidade festiva, símbolos folclóricos camamuense fazem parte da festa (Dandora, Mane, Ramiro, Catita, Bumba meu boi). Após alguns anos, a organização do evento foi confiada a políticos que financiavam fazendo desta uma das maiores festas tradicionais da região. Hoje, os políticos fazem a festa apenas quando lhes é conveniente (em período eleitoral). Esse ano, segundo organizadores do evento, a prefeitura não patrocinou a festa, e quando o povo solicitou que fosse liberada a rua para que pudessem brincar e não deixar quebrar a tradição, a prefeita Ioná Queiroz alegou que a festa não tinha banheiro químico e a cidade não tem efetivo policial para tal manifestação. Por fim ameaça os organizadores com um aviso de que informo tal situação a policia local e qualquer ato de desobediência será reprimido com a força da lei.
Será que se tivesse em ano eleitoral isso aconteceria?
Gostaria de explicações do governo por não permitir que a “Festa do Beco” acontecesse, e não me venham com explicações fajutas as quais já foram citadas, porque a festa sempre foi realizada sem banheiros químicos e dois policiais seriam suficientes para essa brincadeira, onde o povo só pretendia se divertir e não quebrar a tradição.
Concluo com um trecho da musica iluminar de Natiruts.
..."É preciso ter coragem
E aprender a voar
Porque os donos da cidade
Não tem pena de ninguém
Os donos da cidade
Eles só querem aparecer"...
Parabéns Deyverson...
ResponderExcluirSua imparcialidade mostra que você é um grande político. Temos que gritar quando nos sentimos ameaçados.
Tecerei em breve em comentário mais profundo sobre este assunto.
Um forte abraço.
André Maron
É.. perdemos a cidade!?! os atuais governantes além de não demonstrarem interesse qualquer numa melhoria, ainda tiram toda graça de morar aqui, pq todos nós sabemos que dinheiro a cidade tem, sempre teve, ninguem me faz acreditar que a cidade num tem verba, e ainda pra fazer uma simples festa que, se fosse liberado, teria sido feita pelos moradores, em anos de festa nunca teve banheiro quimico, e esse ano teria que ser diferente, pq? pq eles querem, só por isso. São crianças grandes e mimadas, como dizem, o dono da bola sempre é o mais "perna de pau!" Mas na proxima eleição depende de nós tomar a bola deles, é só abrir o olho e se esforçar um pouco, pensar e escolher alguem que não faça festa, mas dê ao municipio os seus recursos de direito, e não a sua familia..
ResponderExcluirConcordo Plenamente com vc Fifu.vamos acabar com isso meu povo chega de opressão de humilhação que política e essa mesquinha. quem e contra eles eles dessem o chicote meu Deus.Camamu pede Socorro......
ResponderExcluirAno que vem vai ter inalgurações, festas, bebidas grátis e muito mais.Cabe ao povo ver qual é o melhor para sua cidade já que a população só reclama e não age, hoje não presta mais amnhã quem sabe, acorda povo olha quem vc vota, ano que vem quero ver como vai ser.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAntes de mais nada parabéns Deyverson pelo blog e por torná-lo um mecanismo bastante expresivo entre os jovens de mente crítica de nossa cidade e principalmente não exercer uma posição partiária.
ResponderExcluirAgora comentando o lamentavel acontecimento, que na verdade é um atentado a cultura camamuense que rasteja ao seu fim, queria expressar minha indgnação para com a atual liderança política de nossa cidade, que vem decrescendo a todo momento e nos prova o quanto fomos inconsequentes nas eleições municipais, o quanto fomos iludidos na esperança de ver nossa linda cidade rumo ao desenvolvimento.
O que mais falta acontecer?
OU DEIXAR DE ACONTECER?
É uma vergonha o ponto em que chegamos!
Mostrando na integra o q está acontecendo em nossa cidade! Falow é disse mano.. vc tem futuro cara.!
ResponderExcluirÉ uma vergonha para o município e principalmente para a prefeita Ioná. Quebrar uma tradição folclórica por não ter patrocinado a festa e ainda por cima não permitir que a população a fizesse, porque os organizadores não estão de acordo com o governo. Mas quem poderia apoiar um governo como esse que quebra uma tradição de vinte e três anos? E não temos apenas esse erro não. A população pode ver que essa família (Prof. Zezé, Ione e o seu filho Gabriel e a chefona Ioná Queiroz) não aceita nada que não seja para beneficia-los financeiramente. Temos o caso do ônibus dos estudantes universitários, que a prefeita insistia que tinha que ser aquela "lata velha" do ex-cunhado dela. Entre outras coisas.
ResponderExcluirTenho certeza que o ano que vem todos (candidatos) vão querer patrocinar a festa. aposto que vão até competir pra ver quem dá mais
ResponderExcluirFesta do Beco é mais uma das grandes datas Comemorativas da nossa querida Camamu, com certeza devem existe explicações para o LUTO desse Ano.
ResponderExcluirCultura : Agora é uma questão de sobrevivência dos valores e da memória de um Povo, isso não está acontecendo só em Camamu, mais em todo Brasil, vemos á História e os patrimônios Históricos – Culturais serem abandonados, De pedrados , sendo esquecidos. E maioria das vezes demolida para abrir espaço para o dito “Crescimento”.
O futuro só pode ser construído dentro desses contextos e valores do passado, percebam que as maiores potências Mundiais, as maiores cidades e Municípios evoluirão muito, dando ênfase as suas tradições milenares aos valores e costumes antigos.
Ainda temos outras festas para acontecer esse ano, mas será que estas vão acontecer?
ResponderExcluirSão João e a festa de agosto (festa da padroeira da cidade) podem não acontecer esse ano, pq não estamos em ano de eleição.
Temos que lembrar que estas festas além de tradicionais geram renda para varias pessoas do município, atrai turistas que despejam dinheiro na cidade. mas isso não importa pra prefeita, ela só se importa com o dinheiro que a cidade despeja pra o bolso dela e da família dela.
Com certeza Italo.nossa cidade esta perdendo a essência as tradicoes culturais.gente acorda pra vida vamos fazer uma camamu melhor.vamos nos jovens lutarmos por isso nosso futuro o futuro de nossos filhos vamos apoiar a juventude que quer ingressar na política tantos nomes que estou vendo saindo ai vamos apoiar incentivar eles sim a se candidatar vamos ter um representante que fale nossa língua vamos apoiar essa galera que quer entrar na política seja quem for Prof Quievillin Leny Rangel e outros que vierem.Camamu pede socorro
ResponderExcluirQuando emitirmos a frase em questão, devemos procurar explicar porque está mal feito o trabalho, como deveria ter sido feito, ou talvez porque existe algum tipo de obstáculo com sua atitude ou comportamento, conforme for o caso em questão. Se não conseguimos explicar o porquê de nossa crítica, então antes de emití-la devemos pensar se não estamos, na verdade, fazendo uma crítica “destrutiva”.
ResponderExcluirLeia no oSabeTudo.com: Como fazer uma crítica Construtiva? | oSabeTudo.com
Vocês escolheram a prefeita que tem...
ResponderExcluirÉ verdade escolhemos sim a prefeitinha , mais como desse nosa amiga Karine ai em cima ecolhemos ela com a ilusão de uma camamu melhor, não temos bola de cristal, cabe a prefeita promover crescimento, lazer, cultura, para que finalmente possamos elogia-la, e se continuar como estar iremos criticar sim, para que melhore, a liberdade de expressão existe e munidos dela estamos aqui pedindo melhoras.
ResponderExcluir