A PARTIR DE MAIO A CONTA DE ENERGIA VEM MAIS CARA
No dia 19 de abril a ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) aprovou o pedido de aumento tarifário da concessionária Coelba. Com isto, os consumidores residenciais irão pagar 9,92% a mais na conta de energia. Já as indústrias locadas na Bahia terão suas contas aumentadas em 10,16%. A nova tarifa entrou em vigor no dia 22 de abril e já terão impacto nas faturas de maio.
Um reajuste abusivo, pois, apesar de inferior ao índice de 11,96% pleiteado pela Coelba junto à Aneel, o aumento estabelecido continua muito acima da inflação do último ano, que pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,91%. No entanto, não é adequado tal reajuste, desde que, o serviço prestado pela COELBA em Camamu e em vários outros municípios da Bahia é de péssima qualidade, havendo oscilações e apagões diários danificando aparelhos domésticos e prejudicando comerciantes que precisam de energia elétrica para fazer seus trabalhos.
A empresa afirmou que, dos recursos recebidos, apenas 30% são para “operar e expandir o sistema elétrico”. O restante é utilizado para a compra de energia e o pagamento de tributos e encargos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário