CERB FARÁ IMPLANTAÇÃO DE ÁGUA EM 09 COMUNIDADES DE CAMAMU

Em audiência na Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), situada no Centro Administrativo (CAB), com Bento Ribeiro Filho (presidente da Cerb), a Prefeita de Camamu Ioná Queiroz, junto ao Secretário de Obras do município, Manoel Luiz Costa Rodrigues, verificaram o andamento do projeto que contemplará 09 comunidades rurais de Camamu com água encanada, através do Programa Água Para Todos.



Cerca de R$ 3 milhões serão investidos nas obras que já foram iniciadas nesta quarta-feira (25) pela comunidade Garcia. Além desta, serão contempladas: Pratigi, Jetmane, Ronco, Barroso, Pedra Rasa, Tapuia, Porto do Campo e Aldeia Velha. “Estou buscando melhorias para toda a comunidade rural de Camamu, porque quem mora na zona rural tem os mesmos direitos de quem vive na zona urbana”, ressalta a prefeita.



Mais ações – Através do INCRA, outras 04 comunidades já receberam água encanada, são elas: Agemiro Mendes, Mariana, Dandara e Zumbi.



Vanessa Dantas
ASCOM - PMC

O patrimônio de Palocci!

PREFEITA DE CAMAMU QUER AMPLIAÇÃO DO SEGMENTO DE TURISMO


A Prefeita de Camamu Ioná Queiroz e o Secretário Municipal de Turismo Joubert Ribeiro estiveram nesta terça-feira (24) na Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, situada em Salvador. Os dois se reuniram com João Carlos Silva (Chefe de Gabinete), José Carlos Oliveira (Assessor Especial) e Alberico Correia (Diretor de Projetos Acompanhamentos e Controle) para verificar o andamento de projetos do município, bem como para sinalizar outros investimentos.



Ioná chamou atenção para a ampliação do turismo, incluindo o ‘Turismo Rural’ uma vez que Camamu é um município que possui grande extensão territorial. Além disso, falou da necessidade de sinalizações marítimas para a baía de Camamu, do projeto de ampliação da nova orla, com implantação de calçadão e estacionamentos. “Melhorias essenciais precisam acontecer para que possamos oferecer mais lazer, conforto e comodidade ao turista. Isso irá beneficiar a população e o município de maneira geral”, afirmou a prefeita.



Os representantes da Secretaria Estadual por sua vez, falaram da importância de preparar a comunidade camamuense para receber os turistas. “Deve haver a preocupação de aperfeiçoar os segmentos de transportes (marítimos e terrestres), pousadas, hotéis, bares, restaurantes e todos os outros que de alguma maneira estejam ligados ao turismo”, pontuou o Assessor Especial José Carlos Oliveira. No que se refere às questões de cursos para potencializar o público local, a Prefeita sinalizou que já entrou em contato com o SEBRAE e fará parceria para qualificações em variados segmentos, inclusive, o incentivo ao empreendedorismo.



Vanessa Dantas
ASCOM - PMC

MARCHA DOS PREFEITOS

XIV Marcha: Prefeita de Camamu vai a Brasília em Defesa dos Municípios

A prefeita Ioná Queiroz está representando o município de Camamu na XIV Marcha dos prefeitos em Brasília (DF). O evento começou nesta terça (10) e termina na próxima quinta-feira, dia 12 de maio. A XIV Marcha em Defesa dos Municípios tem por objetivo promover o avanço na construção de um pacto federativo mais justo, minimizando as diferenças regionais e gerando o desenvolvimento sustentável. “Precisamos estar unidos na busca por melhorias para nossos municípios”, destaca a prefeita. A regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 (que garante o financiamento da saúde) e a divisão dos royalties do petróleo estão entre os temas a serem debatidos. A presidente Dilma Rousseff receberá os prefeitos que tem o propósito de apresentar ao Palácio do Planalto os problemas financeiros que as gestões municipais enfrentam.

Vanessa Dantas
ASCOM - PMC

A PARTIR DE MAIO A CONTA DE ENERGIA VEM MAIS CARA


No dia 19 de abril a ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) aprovou o pedido de aumento tarifário da concessionária Coelba. Com isto, os consumidores residenciais irão pagar 9,92% a mais na conta de energia. Já as indústrias locadas na Bahia terão suas contas aumentadas em 10,16%. A nova tarifa entrou em vigor no dia 22 de abril e já terão impacto nas faturas de maio.
Um reajuste abusivo, pois, apesar de inferior ao índice de 11,96% pleiteado pela Coelba junto à Aneel, o aumento estabelecido continua muito acima da inflação do último ano, que pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,91%. No entanto, não é adequado tal reajuste, desde que, o serviço prestado pela COELBA em Camamu e em vários outros municípios da Bahia é de péssima qualidade, havendo oscilações e apagões diários danificando aparelhos domésticos e prejudicando comerciantes que precisam de energia elétrica para fazer seus trabalhos.
A empresa afirmou que, dos recursos recebidos, apenas 30% são para “operar e expandir o sistema elétrico”. O restante é utilizado para a compra de energia e o pagamento de tributos e encargos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO LUZ PARA TODOS É REALIZADA EM CAMAMU

Aconteceu na manhã desta terça-feira (03), no Quiepe Esporte Clube, uma Audiência Pública para tratar da implantação de energia elétrica nas comunidades rurais de Camamu, através do Programa Luz Para Todos. Participaram do encontro a prefeita do Município Ioná Queiroz, os vereadores Reuter Meireles e Enoc Souza, os Secretários de Governo e Desenvolvimento Social, Levi Ferreira dos Santos e Almir Pereira, respectivamente, o Coordenador do Luz Para Todos na Bahia, Gilson Amado, representantes de associações, agricultores e cidadãos.



Mais de 1.000 famílias serão contempladas pelo Programa. Todas residem em comunidades da zona rural de Camamu, entre as quais estão: Pratigi, Enseada, Queijo, Varjão, Porto do Campo, Brama, Maria Ribeira, Maravilha, Biribeira, Caixa Prego, Canduru e Gaspar. “Fizemos essa Audiência Pública para que todos vocês, cidadãos, pudessem participar das questões relacionadas à implantação de energia elétrica em suas comunidades, porque queremos nos comunicar diretamente com vocês. Eu sei dos anseios da população e por isso estou buscando incessantemente por melhorias para nossas comunidades, para nosso município”, frisa a prefeita.



O coordenador do Programa por sua vez, disse que as solicitações das comunidades camamuenses já estão aprovadas pelo Comitê Especial do Luz Para Todos e serão encaminhadas para a empresa executora dos serviços. Ele garantiu que está havendo um empenho muito grande por parte do Comitê para que os serviços sejam iniciados o mais rápido possível.


Vanessa Dantas
ASCOM - PMC